APRENDIZAGEM EFICIENTE: É ASSIM QUE VOCÊ TIRA O MÁXIMO PROVEITO DE SUAS SESSÕES DE APRENDIZAGEM!
As dicas de aprendizado custam um centavo a dúzia, mas até agora você simplesmente não conseguiu tornar suas sessões de aprendizado realmente eficazes? Com os truques a seguir, às vezes surpreendentes, queremos finalmente acabar com a falta de concentração, a procrastinação tão popular e as noites exaustivas antes do exame e, em vez disso, permitir que você aprenda com […]

As dicas de aprendizado custam um centavo a dúzia, mas até agora você simplesmente não conseguiu tornar suas sessões de aprendizado realmente eficazes? Com os truques a seguir, às vezes surpreendentes, queremos finalmente acabar com a falta de concentração, a procrastinação tão popular e as noites exaustivas antes do exame e, em vez disso, permitir que você aprenda com mais eficiência . Também existem ótimas dicas de estudo no portal BlogZAP BR

Os seguintes tópicos esperam por você nesta postagem:

  • Entenda como nosso cérebro aprende
  • Preparação para a sessão de aprendizado perfeita e o que acontece no corpo
  • Sintonização com o seu ciclo de aprendizagem, incluindo exercícios respiratórios
  • Dicas para concentração e foco
  • O que fazer e o que não fazer para uma aprendizagem eficaz
  • Pequeno resumo

Dicas para um aprendizado eficiente: poder para suas sessões de aprendizado

Aprendizagem eficiente

A fim de exibir um comportamento de aprendizagem eficaz e orientado para objetivos, é útil estar ciente de algumas coisas com antecedência. Por exemplo, que nosso cérebro está praticamente concluído em seu desenvolvimento entre as idades de 25 e 27 anos. A partir de então, é muito mais difícil para nós aprender coisas novas e aprendizado incidental do que antes . Como resultado, a partir dos vinte e poucos anos, você precisa aprender muito mais produtivamente do que na infância.

Então, como é a sessão de aprendizado perfeita , na qual o aprendizado eficaz pode realmente ter sucesso? Temos uma sugestão:

  1. Antes da sua unidade de aprendizagem, você deve fazer 10 minutos de parada de mãos ou exercícios semelhantes que exijam equilíbrio, tomar um breve banho de gelo, tomar um banho frio ou fazer alguns exercícios respiratórios.
  2. Em seguida, você deve olhar para seus documentos o mais focado possível por 90 minutos.
  3. Em seguida, coloque os pés para cima, feche os olhos, relaxe e pense em outra coisa.
cigano

Ok, isso pode parecer muito estranho e pouco prático no início. Mas todas essas dicas são baseadas nos processos bioquímicos em nosso corpo que garantem que possamos aprender de forma focada e eficiente. Duas substâncias são decisivas aqui - epinefrina (adrenalina) e acetilcolina .

A liberação de epinefrina imediatamente antes de uma sessão de aprendizado deve despertar nosso cérebro e colocá-lo em um estado receptivo. O neurotransmissor acetilcolina desempenha um papel importante no sistema nervoso central na manutenção da atenção e na criação de memórias. Portanto, não é surpreendente que a acetilcolina também seja uma substância mensageira essencial para o aprendizado.

Se ambas as substâncias são liberadas em seu corpo antes das unidades de aprendizagem, as condições de aprendizagem são melhores do que se você começar a estudar sem usar os próprios auxiliares do corpo .

E isso nos traz de volta ao ponto 1 na lista de preparação para uma sessão de aprendizado perfeita. Uma parada de mão ou outros exercícios de equilíbrio garantem a liberação de acetilcolina. Antes que as coisas fiquem sérias para a sua massa cinzenta, você deve primeiro desafiar brevemente o seu corpo e colocá-lo em um estado de ótimas condições de aprendizado.

Se os pedais forem um número muito alto para você, aqui está a variante para quem não é artista:

E como você consegue liberar epinefrina para permitir que você aprenda com eficiência?

Muito simplesmente: por gostar de aprender ou pelo fato de que o conteúdo que você está aprendendo é importante para você.

Certo, nem sempre é tão fácil. Afinal, também há conteúdo pelo qual você não está realmente interessado e ainda precisa percorrê-lo.

No entanto, uma atitude positiva ajuda em qualquer caso . Sempre tenha em mente o propósito e objetivo do aprendizado (por que é importante dominar este material, mesmo que isso não me interesse por si só?).

Também é útil lembrar-se de que a sessão de estudo ou exame é sobre algo. Assim, o medo do fracasso ou das consequências, se não se preparar o suficiente, pode ser um impulso produtivo .

Com esses truques simples, o aprendizado eficiente se torna uma brincadeira de criança

Aprendizagem eficiente

Então você criou a base perfeita para sua sessão de aprendizado e despertou seu corpo e mente. Ótimo, então é hora de 90 minutos de aprendizado altamente concentrado . Você deve manter este tempo inteiro e sem distrações.

Depois disso, no entanto, você pode definitivamente dar uma pausa, porque uma maratona de aprendizado com duração de várias horas não conta como aprendizado eficiente !

Por que não? Os especialistas presumem que as pessoas passam repetidamente por ciclos de 90 minutos e que nossa concentração diminui significativamente após esse tempo. Mesmo dentro dos 90 minutos, existem fases de aumento e diminuição da capacidade de concentração.

Portanto, os primeiros dez minutos de sua sessão de aprendizado são apenas para você se familiarizar com o próximo tópico. Durante esse tempo, você não percebe nada. Portanto, é perfeitamente normal usar os primeiros dez minutos para entrar em um fluxo de aprendizagem .

Isso é seguido por uma fase de maior concentração (aproximadamente 60 minutos) , enquanto os últimos 20 minutos são frustrantes. Isso também é normal e bom, porque é justamente nessa fase crítica, em que se gostaria de jogar a toalha, que na maioria das vezes fica preso. Porque é justamente nesses minutos que seu cérebro determina onde estão faltando conexões importantes e marca esses circuitos neurais, o que é extremamente importante para o aprendizado.

última fase, portanto, traz mais - semelhante ao esporte.

cigano

Também é muito importante: após 90 minutos de aprendizagem, você definitivamente deve descansar. O sono profundo é ideal , mas uma soneca ou um período de descanso no sofá também são úteis. Como alternativa, você pode fazer uma caminhada ou andar de bicicleta .

É importante que durante esse tempo você esteja ocupado com algo completamente diferente do que está aprendendo e não alimentando seu cérebro com novo material de aprendizagem. Porque nessa fase os circuitos neurais que estavam marcados anteriormente são fortalecidos.

Além de aprender em ciclos, você também deve se certificar de colocar suas unidades de aprendizagem e depois anexar, se você for particularmente monitorado . É diferente de pessoa para pessoa e, portanto, você deve saber melhor quando é capaz de um desempenho intelectual superior e quando não é. No entanto, os seguintes períodos são considerados uma regra prática como produtivos: 10 às 14 he 16 às 22:00 .

Além disso, os adultos às vezes têm dificuldade em se concentrar em várias unidades de aprendizagem intensiva . Mas isso também é individualmente diferente. A melhor coisa a fazer é testar quantos ciclos de 90 minutos você consegue fazer bem, é claro, sempre com os intervalos adequados entre eles .

Aprendizagem eficiente

Para que você possa usar sua sessão de 90 minutos particularmente bem, também temos mais três truques para você aprender com eficiência :

  1. Olhe atentamente para o seu objeto de aprendizagem , porque o cérebro segue automaticamente seus olhos; não deixe que nada na área o distraia.
  2. A repetição do que foi aprendido , bem como o conhecimento de conteúdos semelhantes ajudam a aprender coisas novas; As repetições devem ser feitas em intervalos cada vez mais longos.
  3. As notas manuais e os autotestes ajudam a internalizar o que foi aprendido, pois o cérebro pode ligar o conteúdo muito bem; Explicar o conteúdo para outras pessoas ou ser consultado também ajuda a verificar o conteúdo como os outros fazem.

Já revelamos algumas coisas que são essenciais para um aprendizado eficiente, mas, por outro lado, existem algumas coisas absolutamente proibidas :

  1. Distração de qualquer tipo : o celular tem que sair; desligue as telas que não são absolutamente necessárias, etc.
  2. Sono ruim : sempre durma o suficiente durante os períodos de estudo intensivo.
  3. Começar tarde demais : nenhuma maratona de estudos na noite anterior ao exame; É essencial começar e repetir o que você aprendeu em tempo hábil.
  4. Desistir facilmente : segure e lembre-se dos últimos minutos cruciais de sua sessão de estudo.

Resumo: Você deve levar isso em consideração em todas as sessões de aprendizagem!

Aprendizagem eficiente

Você provavelmente achará cada vez mais difícil estudar casualmente , então reserve um tempo para suas sessões de estudo . Prepare-se adequadamente, primeiro ativando seu corpo (por exemplo, com um exercício de equilíbrio e / ou respiração) . Isso envia as próprias substâncias mensageiras do corpo que o ajudam a aprender. Uma mentalidade positiva e motivadora também o ajudará a aprender com eficácia.

Então, sempre aprenda acordado e com foco total (sem distração) em ciclos de 90 minutos (sem maratona de aprendizagem). Espere até o final dessas 1,5 horas! Então você inveja um descanso adequado para que o que foi aprendido possa ser estabelecido. Repetições e autotestes em intervalos crescentes ajudam a aprofundar o assunto.

Também importante: não estude bulimia na noite anterior ao exame. É melhor você dormir o suficiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *