Como escolher um layout de slide no PowerPoint
Hoje irei discutir o uso do recurso de layout de slide e como ele pode ajudá-lo a criar uma apresentação consistente e com aparência profissional. O Microsoft PowerPoint é provavelmente um dos meus aplicativos favoritos para ensinar.  Ele oferece um conjunto divertido e versátil de recursos que, com um pouco de imaginação, podem fazer um dia […]

Hoje irei discutir o uso do recurso de layout de slide e como ele pode ajudá-lo a criar uma apresentação consistente e com aparência profissional. O Microsoft PowerPoint é provavelmente um dos meus aplicativos favoritos para ensinar. 

Ele oferece um conjunto divertido e versátil de recursos que, com um pouco de imaginação, podem fazer um dia de treinamento terminar em um piscar de olhos.

Sempre que uso o Microsoft PowerPoint, há algumas tarefas específicas que acredito serem importantes para garantir que você tenha uma apresentação da qual possa se orgulhar. 

Uma dessas tarefas é garantir que você aplicou o layout de slide correto a cada slide. Trabalhei com participantes desde executivos corporativos e professores em sala de aula até usuários domésticos e descobri que isso é algo que é esquecido ou mal compreendido.

O recurso de layout de slide no PowerPoint existe para fornecer modelos predefinidos para os diferentes tipos de slides que você deseja usar. O layout do slide fornece espaços reservados, por exemplo, caixas de texto, tabelas, SmartArt, imagens etc. que mantêm o conteúdo do slide. 

Os marcadores de posição definirão o posicionamento e a formatação do conteúdo do slide. O uso do layout correto do slide pode proporcionar uma grande economia de tempo, pois você não precisa projetar o layout do seu slide do zero.

O layout de slide que você escolhe depende completamente do tipo de conteúdo que você deseja incluir no slide. Se você não conseguir encontrar um layout de slide que atenda exatamente às suas necessidades, geralmente recomendo que você selecione o layout mais próximo do que você precisa. 

Se nenhuma das opções de layout atender às suas necessidades, você poderá criar seu próprio layout personalizado, que poderá ser usado em quaisquer apresentações futuras.

Como escolher um layout de slide no Power Point

As opções de layout de slide disponíveis estão listadas abaixo, junto com uma descrição de como você pode usá-los.

LayoutDescrição
Slide de títuloEsse layout é usado para o slide de abertura e garante que o título da apresentação seja o ponto focal do primeiro slide.
Título e ConteúdoUm layout de slide muito comum, esse layout fornece uma área de título na parte superior do slide com conteúdo abaixo. Por padrão, o conteúdo é exibido na forma de marcadores.
Cabeçalho da seçãoEste layout fornece uma maneira de incluir um novo título que pode levar a um novo tópico. Use-o para um subtítulo de sua apresentação.
Dois ConteúdoEste layout é semelhante ao layout Título e Conteúdo, no entanto, fornece um layout de duas colunas para o conteúdo a ser exibido.
ComparaçãoMuito semelhante ao layout Two Content, exceto que você recebe uma área para incluir um título na parte superior do layout de duas colunas.
Título ApenasFornece uma área de título na parte superior do slide e nenhuma área de conteúdo.
Em brancoUm slide completamente em branco.
Conteúdo com legendaFornece um layout com conteúdo como uma tabela, gráfico, SmartArt, imagem, clipart ou clipe de mídia junto com uma área de legenda com título e texto.
Foto com legendaFornece um layout com uma imagem junto com uma área de legenda com título e texto.

O recurso de economia de tempo fornecido pelos layouts de slide é a capacidade de clicar e digitar informações diretamente nos espaços reservados. 

Você não precisa criar suas próprias caixas de texto, aplicar formatação ou uma lista com marcadores. As opções de layout do slide exibirão prompts no slide para mostrar onde inserir as informações. 

Os tipos de prompts incluem: “Clique para adicionar título”, “Clique para adicionar legenda”, “Clique para adicionar texto” etc. Em marcadores de posição que podem conter elementos como imagens, tabelas, SmartArt etc., você verá os ícones associados com esses tipos de elementos. Basta clicar no ícone do elemento que deseja inserir e poderá escolher entre as várias opções disponíveis.

Escolha um layout de slide no PowerPoint

Quando sou solicitado a revisar ou auxiliar no aprimoramento de uma apresentação do PowerPoint, considero vários aspectos. Um dos aspectos de design que acho que causa problemas aos usuários é ter o layout do slide configurado incorretamente em slides individuais. Um bom exemplo disso é mostrado abaixo, onde o slide parece bom quando visualizado no modo de apresentação de slides, mas quando visualizado na visualização normal, você pode ver que ainda há marcadores de posição e prompts para adicionar texto, mostrados no slide.

Escolha um layout de slide no PowerPoint

Ter o layout de slide incorreto aplicado a um slide pode causar problemas mais adiante, relacionados ao posicionamento da caixa de texto, animações e também é a diferença entre fornecer conteúdo claro e definido ou uma apresentação mal projetada. Isso é especialmente importante quando várias pessoas estão trabalhando ou usando a mesma apresentação.

Para usar o layout correto do slide, siga estas etapas:

  1. Em primeiro lugar, você precisará abrir o Microsoft PowerPoint (estou usando o PowerPoint 2016)
  2. Por padrão, um novo slide em branco será exibido junto com um Slide de título. Se você tiver uma apresentação específica que deseja ajustar, pressione Ctrl + F12  e a caixa de diálogo Abrir aparecerá, permitindo que você navegue e abra o arquivo
Escolha um layout de slide no PowerPoint
  1. Agora selecione o primeiro slide cujo layout você deseja alterar ou, se estiver usando uma nova apresentação em branco, basta alterar o layout do primeiro slide
  2. Clique no botão Layout , localizado na guia Página inicial do grupo Slides
Escolha um layout de slide no PowerPoint
  1. Clique no botão Layout para ver os 9 layouts integrados disponíveis
  2. Clique no layout que deseja usar ou que corresponda mais próximo ao que deseja incluir no slide
  3. O layout agora será aplicado ao seu slide
Escolha um layout de slide no PowerPoint
  1. Depois de inserir as informações nos marcadores de posição relevantes, certifique-se de excluir todos os marcadores de posição restantes que você não pretende usar
  2. Para excluir um marcador de posição, basta clicar na borda externa e, em seguida, pressionar a tecla Delete no teclado
Escolha um layout de slide no PowerPoint
  1. O marcador de posição agora deve ser removido do slide
  2. Continue criando o conteúdo do slide conforme necessário

Espero que você tenha achado essas dicas úteis para garantir que sua apresentação esteja usando o layout de slide correto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *