Como personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido no Excel
No início de quase todos os cursos da Microsoft que ensino, discuto as opções que você tem para personalizar qualquer um dos produtos do Microsoft Office. A barra de ferramentas de acesso rápido está bem ali na minha lista de maneiras favoritas de fazer o programa funcionar melhor para mim e não o contrário.  Todos os programas do […]

No início de quase todos os cursos da Microsoft que ensino, discuto as opções que você tem para personalizar qualquer um dos produtos do Microsoft Office. A barra de ferramentas de acesso rápido está bem ali na minha lista de maneiras favoritas de fazer o programa funcionar melhor para mim e não o contrário. 

Todos os programas do Office possuem a  barra de ferramentas de acesso rápido, incluindo Access, Excel, Outlook, PowerPoint e Word. A barra de ferramentas permite que você personalize e adicione comandos do programa à barra de ferramentas. 

Pense nisso como um local para armazenar todos os seus comandos favoritos. A  barra de ferramentas de acesso rápido está sempre na tela e não se move, mesmo quando você está navegando entre as diferentes guias. Abaixo você pode ver a aparência da minha  barra de ferramentas de acesso rápido com meus comandos favoritos mostrados no Excel.

Personalização da barra de ferramentas de acesso rápido

A barra de ferramentas de cada aplicativo é individual, portanto, se você personalizar a barra de ferramentas no Word, as mesmas alterações não estarão presentes no Excel. Você pode personalizar cada um individualmente.

A barra de ferramentas de acesso rápido pode ser exibida em dois locais diferentes dentro de cada aplicativo. Por padrão, ele é mostrado no canto superior esquerdo do aplicativo, acima da área da Faixa de Opções. Você também pode mover a barra de ferramentas abaixo da área da faixa de opções, o que oferece a vantagem de uma área mais ampla para exibir os botões de comando.

A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido economiza muito tempo, pois elimina a necessidade de alternar entre várias guias na faixa de opções ao trabalhar com recursos que você usa com frequência. Em vez disso, adicione-os à barra de ferramentas para acesso rápido e fácil.

Em meus exemplos, estou usando o Microsoft Excel 365 para mostrar as opções de localização da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido abaixo:

Personalização da barra de ferramentas de acesso rápido

Existem três métodos disponíveis para personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Pessoalmente, costumo usar o método 3, no entanto, escolha o que você preferir e comece a personalizar!

Método 1

Cada programa do Microsoft Office fornece alguns comandos sugeridos que você pode usar regularmente. Você também pode navegar por todos os comandos do aplicativo e selecionar aqueles que deseja incluir na barra de ferramentas.

Para incluir um comando sugerido, siga estas etapas:

  1. Clique no menu suspenso exibido no lado direito da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
  1. Você verá algumas sugestões disponíveis, que incluem Novo , Abrir , E-mail , etc.
Personalização da barra de ferramentas de acesso rápido
  1. Se desejar adicionar qualquer uma das opções à barra de ferramentas basta carregar no comando e verá que o botão foi adicionado à barra de ferramentas
  2. Os botões aparecerão na ordem em que você os selecionar; você pode alterar a ordem conforme mostrado mais tarde nesta postagem.

Método 2

Se você usa uma função específica regularmente, economize algum tempo adicionando-a à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Se desejar adicionar outro comando que não esteja na lista sugerida acima, siga estas etapas:

  1. Clique no menu suspenso exibido no lado direito da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
  2. No menu, selecione Mais Comandos
  3. caixa de diálogo Opções do Excel aparecerá:
Personalização da barra de ferramentas de acesso rápido
  1. Você verá que a lista exibida é da categoria Comandos populares
  2. Clique em Escolher comandos no menu suspenso e você também verá que pode ver os Comandos que não estão na Faixa de Opções , Todos os Comandos e Macros e verá uma opção para ver os botões de comando incluídos em cada guia individual da Faixa de Opções
  3. Gaste alguns momentos e analise essas opções para ficar ciente do que você pode adicionar à barra de ferramentas
  4. Agora selecione a área da qual deseja escolher um comando. Para minha barra de ferramentas, quero incluir o botão de comando AutoSoma , então selecionarei a guia Fórmulas e , em seguida, rolarei para baixo para localizar o  botão AutoSoma
  5. Selecione o comando e clique no   botão Adicionar ou você pode alternativamente clicar duas vezes no comando e ele será adicionado à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido que é exibida à direita
  6. Se desejar alterar a ordem em que os botões de comando aparecem na barra de ferramentas basta usar os botões Mover para cima e Mover para baixo à direita da lista da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
Personalização da barra de ferramentas de acesso rápido
  1. Quando estiver satisfeito com os comandos e a ordem em que aparecem, clique em OK para ver a barra de ferramentas personalizada
Personalização da barra de ferramentas de acesso rápido

Método 3

O método final é usar a opção de clique com o botão direito do mouse.

  1. Encontre o comando na Faixa de Opções que deseja incluir na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
  2. Clique com o botão direito do mouse no comando e no menu de atalho selecione Adicionar à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
Personalização da barra de ferramentas de acesso rápido
  1. Voila, o comando agora é exibido na barra de ferramentas

Uma dica importante que dou ao mostrar às pessoas como personalizar a barra de ferramentas é não colocar muitos comandos nela. 

Isso não apenas torna a barra de ferramentas muito ampla, mas significa que em vez de oferecer um recurso de economia de tempo, você acabará gastando mais tempo examinando os comandos mostrados para encontrar exatamente o que você está procurando. 

Eu sugiro até aprox. 12-15 comandos são ótimos, muito mais do que isso e você será potencialmente contraproducente.

Para mudar a localização da barra de ferramentas

Para alterar a localização da barra de ferramentas, siga estas etapas:

  1. Clique no menu suspenso exibido no lado direito da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
  2. Selecione Mostrar abaixo da faixa de opções
  3. Para mover a barra de ferramentas de volta ao topo, repita o processo e você verá que a opção Mostrar abaixo da faixa de opções mudou para Mostrar acima da faixa de opções

Remova os comandos da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Se você decidir que deseja remover itens da barra de ferramentas, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do comando e selecionar Remover da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido .

Minha última grande dica é a capacidade de importar / exportar quaisquer personalizações que você fez em sua barra de ferramentas e usá-las em diferentes computadores. 

Se você deseja personalizar a barra de ferramentas e usar a mesma personalização em vários computadores, pode simplesmente exportar um arquivo de personalização, copiar o arquivo para um USB ou unidade de rede e, em seguida, importar as personalizações para outra cópia do Microsoft Office.

Para importar / exportar, siga estas etapas:

  1. Clique no menu suspenso exibido no lado direito da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
  2. Selecione mais comandos
  3. No canto inferior direito, você verá o botão Importar / Exportar
Personalização da barra de ferramentas de acesso rápido
  1. Basta selecionar a opção que deseja usar: Importar arquivo de personalização ou Exportar todas as personalizações
  2. Se você exportar todas as personalizações, certifique-se de salvar o arquivo em um local que possa encontrar, como a área de trabalho. Você pode então transferir o arquivo para um USB, unidade de rede ou enviar por e-mail o arquivo para ser acessado de outro computador.
  3. Para importar, basta abrir o aplicativo no outro computador, clicar no menu suspenso da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e selecionar Mais Comandos . Clique no botão Importar / Exportar e escolha Importar arquivo de personalização , navegue até o arquivo e selecione-o. Uma mensagem de aviso será exibida alertando você de que todas as personalizações atuais serão substituídas se você tiver certeza de clicar em Sim . A personalização agora será importada.

Espero que você tenha gostado desta postagem sobre o uso da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Este é um tópico muito popular em qualquer um dos meus cursos de treinamento, portanto, certifique-se de verificar este excelente recurso para economizar tempo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *