Cursos gratuitos para menor aprendiz – Veja Como se inscrever
Ingressar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente para os jovens. Para aumentar as chances de sucesso deste público, participar de cursos gratuitos para menor aprendiz é uma das melhores opções disponíveis. Estes cursos geralmente são ministrados por pessoas qualificadas em instituições renomadas, como o SENAC, assim os interessados podem escolher aprender […]

Ingressar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente para os jovens. Para aumentar as chances de sucesso deste público, participar de cursos gratuitos para menor aprendiz é uma das melhores opções disponíveis.

Estes cursos geralmente são ministrados por pessoas qualificadas em instituições renomadas, como o SENAC, assim os interessados podem escolher aprender sobre sua área de interesse e posteriormente conseguir uma vaga de emprego.

É importante salientar que apenas jovens com idade entre 14 e 24 anos podem realizar estes cursos destinados a menores aprendizes. Continue a sua leitura para conhecer os principais cursos e saber quanto ganha um Jovem Aprendiz.

Requisitos para ser Menor Aprendiz

Se você tem interesse em realizar um dos cursos gratuitos para Menor Aprendiz, é necessário primeiramente que siga alguns requisitos que foram estabelecidos diretamente na Lei da Aprendizagem, sendo que os principais são:

  • Não ter experiência prévia registrada em carteira de trabalho;
  • Ser estudante do Ensino Fundamental ou Médio, com frequência regular;
  • Ter disponibilidade de horário para frequentar as aulas ministradas na instituição escolhida;
  • Após contratado por uma empresa, o jovem deve cumprir integralmente a sua jornada de trabalho que deve ser de 4 a 6 horas diárias.

Atualmente há muitas empresas que contratam os Menores Aprendizes, já que segundo consta na lei, pequenos e médios negócios devem destinar entre 5% a 15% das vagas a este dado público.

Quanto ganha um Jovem Aprendiz

Afinal, quanto ganha um Jovem Aprendiz? Essa pergunta não possui uma resposta direta, já que a remuneração varia conforme o cargo ocupado e também conforme as horas trabalhadas diariamente.

 Hoje a média do salário oferecido ao Jovem Aprendiz é R$1.189,00, podendo variar para mais ou para menos. A remuneração também pode sofrer alteração de acordo com a empresa contratante, onde geralmente os bancos oferecem os melhores salários.

Os demais benefícios oferecidos são: 13º salário, férias disponibilizadas juntamente às férias escolares, assinatura de carteira de trabalho, FGTS, Vale Alimentação, Vale Transporte e Plano de Saúde.

Cursos disponibilizados pelo SENAC

O SENAC é uma conhecida instituição brasileira de educação profissionalizante que se encontra à disposição de toda a sociedade. Até o momento, a empresa já preparou mais de 40 milhões de pessoas para o ingresso no mercado de trabalho.

Diversas empresas são parceiras do SENAC e os Menores Aprendizes contratados por elas devem realizar um curso dos cursos disponíveis. Atualmente, os principais cursos oferecidos por esta instituição são:

  • Serviços de Bar e Restaurantes;
  • Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Atendimentos e Posto de Combustível;
  • Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Lanchonetes;
  • Aprendizagem Profissional Comercial em Serviço Administrativo;
  • Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Hotelaria;
  • Entre vários outros.

Vale destacar que o jovem interessado deverá ingressar no curso condizente com a sua área de atuação na empresa onde foi contratado, já que desta forma, o conhecimento adquirido poderá também ser moldado através da prática.

Como se inscrever para os cursos do SENAC

Para realizar um dos cursos para Menor Aprendiz oferecido pelo SENAC o interessado primeiramente deve ser contratado por uma empresa, que irá conferir todos os pré-requisitos mencionados neste post.

Após a contratação, as inscrições são direcionadas pela própria empresa contratante, ou seja, você não precisará fazer sua inscrição diretamente no SENAC, basta seguir as orientações dos responsáveis pelo programa para concluir o processo.

Se você ainda não foi contratado por uma empresa, basta buscar aquelas que tenham vagas disponíveis através dos principais veículos de comunicação, cadastre o seu currículo e aguarde uma resposta.

Cursos disponibilizados pelo SENAI

O SENAI é uma instituição de serviço social autônomo que também oferece cursos de qualidade para Menor Aprendiz. Seu principal objetivo é prestar apoio a 281 áreas industriais através dos seus programas de capacitação profissional.

Para conseguir uma das vagas oferecidas pela instituição, os interessados também devem seguir os requisitos mencionados anteriormente. No momento, as opções de cursos SENAI para Menor Aprendiz são:

  • Eletroeletrônica;
  • Processos Logísticos;
  • Processos Administrativos;
  • Manutenção Mecânica Industrial;
  • Manutenção Mecânica de Automóveis;
  • Usinagem Mecânica;
  • Entre vários outros.

Como se inscrever para os cursos do SENAI

O processo de inscrição no SENAI para Menor Aprendiz é considerado simples e você deve fazê-lo de forma presencial. Para encontrar a instituição mais próxima de você para efetivar sua inscrição, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial do SENAI referente ao estado onde você reside;
  • Encontre o menu “Jovem Aprendiz” e clique sobre ele;
  • Você será levado a uma página que irá conter diversas informações sobre o programa. Em “Encontre a escola mais perto de você”, selecione primeiro o seu estado;
  • Depois disso, selecione a sua cidade;
  • A plataforma irá mostrar automaticamente as unidades mais próximas, juntamente com as informações para contato;
  • Agora basta ligar para uma das unidades e se informar sobre todos os detalhes da inscrição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *