Introdução aos estilos no Microsoft Word
Hoje vou fornecer uma introdução ao recurso de estilos disponível no Microsoft Word. Trabalhar com um documento não é apenas inserir o conteúdo que você deseja transmitir, mas também tornar esse conteúdo fácil de ler e entender. Uma das maneiras de fazer isso é por meio da formatação do texto e dos elementos do documento. Pessoalmente, sou […]

Hoje vou fornecer uma introdução ao recurso de estilos disponível no Microsoft Word. Trabalhar com um documento não é apenas inserir o conteúdo que você deseja transmitir, mas também tornar esse conteúdo fácil de ler e entender. Uma das maneiras de fazer isso é por meio da formatação do texto e dos elementos do documento.

Pessoalmente, sou um grande fã de estilos e os uso muito regularmente. Na verdade, estou usando-os agora, enquanto digito este rascunho de postagem no meu computador. Os estilos fornecem uma maneira fácil e eficiente de aplicar formatação consistente a qualquer documento e tornam muito simples aplicar alterações de estilo a todo o documento.

Em posts futuros, irei cobrir como modificar um estilo embutido, como criar seu próprio estilo personalizado e também como criar um índice analítico usando estilos.

O que é um estilo?

Os estilos são essencialmente um grupo de propriedades de formatação que você usa sob um único nome definido. Em vez de aplicar individualmente um estilo de fonte, tamanho, negrito ou itálico, espaçamento de parágrafo ou qualquer uma das opções de formatação disponíveis, você pode salvar todas essas configurações individuais como um grupo definido por um único nome. Existem quatro tipos principais de estilos que delineei abaixo:

Parágrafo e caracteresOs estilos de parágrafo e caracteres são usados ​​para formatar a maior parte do texto encontrado em um documento, pois inclui caracteres individuais que você pode desejar formatar e também parágrafos inteiros. Alguns estilos podem ser usados ​​para caracteres ou parágrafos e são chamados de estilos vinculados.
TabelaOs estilos de tabela são usados ​​para determinar como uma tabela será formatada. Isso pode incluir tudo, desde o alinhamento da tabela ou célula, bordas e sombreamento e até mesmo a fonte usada na tabela.
ListaOs estilos de lista permitem formatar listas numeradas e listas com marcadores. Você pode criar alinhamentos específicos para números ou símbolos e também o posicionamento do texto dentro das listas.

A Galeria de Estilos

A galeria de estilos fornece uma maneira fácil de acessar os estilos disponíveis ou aqueles que já estão sendo usados ​​no seu documento. A galeria é exibida na guia Início da Faixa de Opções e oferece uma representação visual da aparência do estilo junto com o nome do estilo.

Introdução aos estilos no Microsoft Word

Algumas dicas úteis

Algumas dicas úteis relacionadas aos estilos de navegação e visualização são as seguintes:

  • Os estilos listados na galeria são os estilos mais comumente usados ​​no documento atual, então você descobrirá que as opções exibidas mudarão dependendo do documento e do que você usou anteriormente.
  • Geralmente, o texto do corpo do documento é formatado no estilo Normal . Isso torna a formatação muito mais fácil.
  • Os títulos devem ser formatados como um dos estilos de título integrados e você tem até o Título 9 já definido e pronto para usar.
  • No canto inferior direito do grupo Estilos , você verá um botão chamado inicializador da caixa de diálogo Estilos . Este botão iniciará o painel de tarefas Estilos , que oferece uma visualização de lista vertical dos estilos disponíveis.
Introdução aos estilos no Microsoft Word
  • O painel de tarefas Estilos permite que você acesse algumas funções adicionais ao trabalhar com Estilos, portanto, recomendo fortemente que você explore este painel.
Introdução aos estilos no Microsoft Word
  • Ao usar o painel de tarefas Estilos , recomendo que você ative a opção Mostrar visualização, pois isso fornece uma visualização visual de cada estilo de título em vez de apenas ver o nome. A caixa de seleção Mostrar visualização é encontrada na parte inferior do painel de tarefas Estilos .

Como aplicar um estilo ao texto

Para aplicar um estilo ao texto, siga estas etapas:

  1. Abra o Microsoft Word  (estou usando o Word 2016)
  2. Abra um documento que deseja usar com estilos ou crie um arquivo de amostra digitando alguns títulos de amostra, como meu exemplo abaixo:
Introdução aos estilos no Microsoft Word
  1. Com este exemplo, estamos criando nosso próprio livro de receitas, que estará repleto de todos os alimentos que gostamos de cozinhar. Teremos vários cabeçalhos configurados para o tipo de refeição e também subtítulos em cada tipo de refeição para identificar a que tipo de alimento a receita se refere
  2. Para aplicar um estilo, você só precisa destacar o texto que deseja formatar e clicar no estilo da galeria de Estilos na guia Início
  3. Destaque a primeira linha do texto que no meu exemplo é o texto Meu livro de receitas
  4. Selecione o Título 1 na galeria de estilos
  5. O texto agora será formatado da mesma forma que o exemplo do Título 1
Introdução aos estilos no Microsoft Word
  1. Agora selecione a próxima linha de texto. Você precisará fazer a si mesmo esta pergunta, este título é o mesmo tipo de título que você selecionou como Título 1 ou é mais um subtítulo do primeiro?
  2. Neste exemplo, nosso título principal para todo o nosso documento será:  Meu livro de receitas . Nossos subtítulos serão Entrée , Mains and Dessert . Teremos, então, subtítulos para os diferentes tipos de pratos principais que incluiremos
  3. Destaque o segundo tipo de título e aplique o estilo Título 2 clicando no estilo
  4. Repita este processo e destaque os títulos Alimentação e Sobremesa e aplique o estilo do Título 2 a eles
  5. Agora repita o processo e destaque Carne , Frango , Peixe , Cordeiro e aplique o estilo do Título 3 a estes
  6. Seus títulos devem ser semelhantes a este, a menos que, é claro, você tenha usado seu próprio documento de amostra
Introdução aos estilos no Microsoft Word
  1. Agora que aplicamos alguns estilos de título, podemos continuar criando nosso documento, colocando receitas nas várias seções que configuramos
  2. Mais tarde, se decidirmos que queremos mudar o tipo de letra ou cor usada em qualquer um dos nossos títulos só precisamos de mudar a configuração dentro do estilo e qualquer texto que tenhamos formatado com o estilo será automaticamente actualizado

Espero que você tenha gostado de aprender alguns dos fundamentos do uso de Estilos no Microsoft Word. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *