VOLTAR PARA A ESCOLA QUANDO ADULTO: O QUE FAZER?
Você já tem vários anos de experiência profissional atrás de você e quer adquirir novas habilidades, passar para outras posições ou reciclar? Seja qual for a sua idade, nunca é tarde demais. Existem duas formas de continuar a formação: aulas nocturnas ou ensino à distância . Por que voltar para a escola como um adulto?Todos […]

Você já tem vários anos de experiência profissional atrás de você e quer adquirir novas habilidades, passar para outras posições ou reciclar? Seja qual for a sua idade, nunca é tarde demais. Existem duas formas de continuar a formação: aulas nocturnas ou ensino à distância .

Por que voltar para a escola como um adulto?
Todos os anos, muitos adultos optam por retornar à educação por quatro razões principais. Existem, naturalmente, outros, dependendo da situação profissional do indivíduo.

Em cursos muito procurados pelas empresas, como o Curso Operador de Pórtico Rolante, é essencial uma formação ampla.

Treinamento para um cargo mais alto

Após alguns anos de experiência, a perspectiva de desenvolvimento profissional para determinados cargos de responsabilidade pode obrigá-lo a seguir um curso de formação específico. Isso permitirá que você desenvolva suas habilidades e obtenha um diploma ou qualificação profissional.

Curso de atualização

Algumas áreas, como marketing, passaram por mudanças tão grandes nos últimos anos que o conhecimento adquirido na escola há 5 ou 10 anos já pode estar parcialmente obsoleto. Neste caso, a formação profissional ou cursos de formação contínua irão ajudá-lo a "permanecer na imagem" .

Voltando a estudar para uma nova carreira

Para os adultos que desejam se reciclar e mudar radicalmente sua carreira profissional , o retorno à educação é muitas vezes essencial. Não hesite em fazer uma avaliação de habilidades profissionais com um especialista. Isso o ajudará a desenvolver seu projeto de treinamento e a tomar as decisões corretas.

Procurando um emprego

Os candidatos a emprego podem iniciar uma formação conducente a um diploma ou qualificação para melhorar a sua empregabilidade e regressar ao trabalho . Os períodos de desemprego também podem ser uma oportunidade para retornar à educação.

Como voltar para a escola?
Fazendo um curso online

Hoje, muitas organizações, mas também grandes escolas como o IPAG , incluíram cursos online no seu catálogo de formação. Estes permitem que os profissionais em atividade, em particular , treinem nos seus tempos livres e adaptem os seus horários . Este tipo de formação, compatível com a vida profissional em paralelo , atrai cada vez mais colaboradores.

Conheça nossos programas online

Iniciando um Projeto de Transição Profissional (PTP)

O PTP, anteriormente conhecido por Congé Individuel de Formation, permite a qualquer colaborador, em determinadas condições, dispensar do trabalho para frequentar um curso de formação conducente a uma qualificação que lhe permita desenvolver-se profissionalmente ou mudar de emprego. O funcionário é remunerado durante todo o período de treinamento.

Escolhendo a Validação de Experiência Adquirida (VAE)

O VAE permite que as pessoas obtenham um diploma ou uma certificação , registrada no RNCP, com base em sua experiência , seja assalariada ou não. O VAE é acessível a qualquer idade e as candidaturas são avaliadas por um júri que decide validar ou não a experiência do candidato. O VAE pode dar origem a um diploma nacional (nível de licenciatura ou mestrado) ou a um certificado de qualificação profissional.

Como financiar seu retorno à educação?
A questão das propinas é por vezes uma preocupação para os adultos que pretendem continuar a estudar ou a estudar . Se o treinamento for iniciado por sua empresa, é importante saber que sua empresa financiará todo o curso. Se não, aqui estão as opções de financiamento disponíveis para você.

A conta de treinamento pessoal (CPF em francês)

O CPF pode ser utilizado por todos os colaboradores que desejam se capacitar durante a carreira e realizar um VAE . A formação escolhida deve ser elegível para o CPF, como é o caso dos cursos registados no RNCP, como os oferecidos pelo IPAG Online . O CPF é financiado pelo trabalhador e está limitado a 5.000€. Lembre-se de verificar seu saldo regularmente e usá-lo.

Apoio do Pôle Emploi e autoridades locais

Se estiver à procura de emprego, o seu orientador pode informá-lo sobre as ajudas específicas que pode receber , orientá-lo e ajudá-lo a organizar o seu dossier de formação. Você também deve considerar a solicitação de assistência das autoridades locais, principalmente das Regiões, mas também dos Conselhos Departamentais ou Câmaras Municipais.

Financiamento pessoal e aprendizado
Se a sua conta CPF, a ajuda da sua região ou do Pôle Emploi não cobrir todos os custos da sua formação, pode contribuir para o financiamento da sua formação . Alguns cursos são bastante caros, especialmente quando levam a um diploma após um ou dois anos de estudo. Deve saber que a aprendizagem pode permitir-lhe financiar integralmente os seus estudos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *